Wednesday, June 17, 2009

Campos Electromagnéticos


Um campo electromagnético é algo que partíulas com cargas sentem. Se formarmos conjuntos de partículas de forma a criar um corpo, e chamarmos a esse corpo um ser, podemos dizer que cada ser tem o seu próprio campo e influência electromagnética. Assim, quando dois seres se aproximam, particularmente os seus campos electromagnéticos interagem.
Porque razão há certas coisas coisas que só sentimos quando próximos de alguém? Ou porque razão sentimos outras das quais não temos conhecimento por estarmos tão longe desse alguém?
Pensemos em duas caraterísticas fundamentais dos campos electromagnéticos: São tão mais fortes quanto mais nos aproximamos da fonte, enquanto que o limite do seu raio de alcance se encontra no infinito.
Porque razão então a interação varia consoante esse alguém? Porque uma carga positiva e uma negativa atraem-se, duas cargas negativas ou duas positivas repelem-se, com uma carregada e uma neutra nada acontece. É por isso, e não tanto pelos + e -, mas pela natureza, pois pode não ser tão linear como um + ou um -. Se podemos classificar a natureza de uma partícula no que toca á sua carga com um sinal, porque não podemos definir a natureza de um ser como α, β, γ, δ... etc e definir as suas interações?
Ou então vamos olhar para outro lado. Um campo electromagnético está associado a uma onda do mesmo tipo, e as ondas variam na sua frequência. E as ondas interagem, e da soma de duas ondas cria-se uma onda nova com as caracterísicas de ambas, ou não caso sejam contrárias. Então é perfeitamente possível olharmos para nós como emissores e receptores de ondas. E um emissor só emite determinadas frequências, assim como so capta outras determinadas (olhem para um rádio, temos de escolher qual a frequência que queremos que capte). Cada um emite a sua frequencia, e cada um capta outras, e quando prefeitamente sintonizados, então é possível encontrar essas ondas por mais longe que um se encontre, e receber tudo aquilo que ela transmite.
Chegámos então á conclusão mais esperada de uma discussão electromagnética, que não são só partículas, nem ondas, é o conjunto de todas, ao longe e ao perto, que definem a natureza de uma interação entre dois corpos.
O estudo destas interações implica um aprofundamento em ambas as vertentes, ou talvez em novas teorias. E talvez tenhamos que excluir uma para perceber a outra. Para além disso, será o tempo uma variável da qual dependem estas equações?
Procurar métodos, interrogar, experimentar, para alcançar mais e melhor...

2 comments:

  1. estás TÃO no curso certo... ;) obrigada por este post*
    (agr vejo td às linhas xD)

    ReplyDelete