Tuesday, December 8, 2009

Bom senso?

E porque vivemos numa época em que todos os valores atingiram o seu mínimo...
Destruímos a casa onde nascemos, o planeta que tudo nos deu agora morre devido a nós.
Desprezamos aquilo que nos distingue, o que tanto apelamos que nos faz humanos é hoje menosprezado: a racionalidade, a dignidade... Promove-se a irracionalidade nas acções, orgulha-se tudo aquilo que destrói o conceito de decência. A promiscuidade vale mais que a honra. A estupidez é mais louvável que a sabedoria. A anarquia preferível á ordem...

Tudo por uma simples razão: EGOÍSMO!

É mais importante agora "viver a vida" do que sacrifica-la para dar algo ao mundo. Quem quer saber das gerações futuras quando toca a poder ganhar dinheiro para uns charros e putas?

O grande homem (diga-se também mulher) não é o grande sabio nem o honrado guerreiro, é o Ordinário Devoto de sua Santa Luxúria! Oh sim, essa Luxúria tornou-se a grande deusa, junto com o seu amante Conformismo e a sua pega Futilidade.

Mas é isso, continuem a queimar os pulmões com tudo aquilo que vos permite abstrair da realidade. Continuem a corroer o fígado e o estômago com trocentos copos de falsa alegria enquanto se esfregam húmidas e tesos contra o tal outro que não se lembram. E um dia será o ar tóxico que vos queima os pulmões, a água que bebem a corroer-vos o estômago e andarão a esfregar-se por meio pão com bolor.


Peço desculpa aos mais sensíveis mas tinha de ser,
Alguns necessitam de exageros para acordar,
E não, não estou aqui a ciritcar o prazer da vida,
Apenas as vidas de prazer superficial,
(e não, isto não foi um poema xD)

9 comments:

  1. Tanta coisa para falar, tanto exagero pegado que nem sei por onde começar!

    "E porque vivemos numa época em que todos os valores atingiram o seu mínimo..."
    hás-de reparar que é exactamente o oposto. Está tudo em alta, e por isso mesmo que é difícil parar, reduzir ou voltar atrás.

    "Destruímos a casa onde nascemos, o planeta que tudo nos deu agora morre devido a nós."

    A terra, pode regenerar-se muito lentamente mas sempre, eventualmente, iria morrer. Nós apenas acelerámos o processo. E agora há mais consciencia. Já estamos a emendar. Tudo bem que não deixa de ser uma emenda, mas temos de começar por algum lado.

    "Desprezamos aquilo que nos distingue, o que tanto apelamos que nos faz humanos é hoje menosprezado: a racionalidade, a dignidade..."

    E isso é mentira. Aliás, o processo Bolonha é uma pequena amostra disso. Estamos a condensar tudo. Tudo o que seja informação útil e valorizada para o futuro está a ser condensado em 3 míseros anos para que entremos o mais rapidamente possível no mercado de trabalho para facturar, facturar, trabalhar, produzir da forma mais ágil. Atenção, isto não tem de ser necessariamente mau porque conjugado com a crescente preocupação ambiental e as novas mentes consciencializadoras, prevejo que poderá haver um forte crscimento na redução dos prejuizos ambientais.
    fingers crossed

    "Promove-se a irracionalidade nas acções, "
    mentira e já expliquei porquê

    "orgulha-se tudo aquilo que destrói o conceito de decência. A promiscuidade vale mais que a honra."
    isso é a modos que impossível. o conceito de sociedade actual não o permite. Mesmo com a moda do "soubuedacool e vou às putas, sou alto fanfarrão e rebelde yeah".

    "A estupidez é mais louvável que a sabedoria. "
    humm. Mas aqui recordo, creio, a filosofia grega que diz algo como ser sábio é ser parvo. Mais vale admitir que "só sei que nada sei".

    "A anarquia é preferível à ordem."
    Aqui entra a definição de anarquia e de ordem. E que ordem pode ser de uma forma na teoria mas que na prática é alta desordem. E anarquia e ordem não quer dizer que sejam antagónicos.
    Existem sítios que te provam o contrário.


    E bem, podia continuar aqui a desmembrar o teu post mas já deves estar pelos cabelos comigo. E tu tens muito cabelinho por isso nao me mates :D
    beijo

    ReplyDelete
  2. Ena...
    Pensava que estavas confortável com as ciências que estudas... Já ouviste na Teoria do Caos? Reflecte... E sabes também que existem forças atracção-repulsa, interacção acção-reacção... O amor-ódio, vida-morte... Caminham de mãos dadas. Para haver inveja, anarquia, destruição, tem que haver humildade, ordem e vida. Cada um tem liberdade de escolher depois o caminho a seguir. E tu deves escolher o teu. Não condenes as pessoas que erram e escolhem um caminho errado, porque todos, pela condição humana podem errar. E podem pedir desculpa e arrependerem-se no final.

    Descobre o que é a vida para ti e vais ver que tenho razão, quer concordes quer não concordes. Porque por cada coisa má que acontece, acontece sempre uma coisa boa.

    Esta mensagem tinha destinatário em especial? Hmmmm... Ilumina-me! Ou tudo não será uma mera projecção de ti próprio...

    ReplyDelete
  3. Jazzuuss tanta contestação! Mas é assim que eu gosto.

    Mikkas:
    1º não não estou pelos cabelos contigo, estava com um sorriso na cara a a ler o teu comment :P
    Falaste muito em sociedade e estrutura social e tal. Sim, no que se refere a isso ownaste-me. Agora eu falei mais num termo de obectivos mentais das pessoas que deambulam por esta sociedade. Para o que ela está definida é uma coisa, o que as pessoas realmente fazem é outra, muitas vezes contrária.

    Não me convenceste em relação aos valores em alta, penso que a superficialidade na mente de muuuuita gente é mais importante que os seus valores interiores. Talovez o exagero e a exacerbância estejam em alta, mas isso é so mais uma prova de necessidade de sobressair falsamente. A humilde batata tornou-se refeição rara.

    O planeta está em equilibrio, nos viemos perturbá-lo. Mas a questão é: nos nunca vamos matar o planeta, porque muito antes dele morrer morremos nós, a questão é por exemplo a quantidade de espécies que estamos a exterminar, que por processos naturais teriam tempo para se adaptar e evoluir. (podem destruir o que quiserem que as bacterias vao continuar cá :D )

    Mais uma vez em termos sociais estás correcta. Mas mais uma vez me dirijo á mentalidade. Aposto contigo que cerca de 90% dos estudantes que por ai andam têm objectivos de vida como: ter um porsche, uma casa com piscina, um emprego fixe e curtir bue a vida. Perdeu-se no tempo o jovem que tudo faz por um dia ser cavaleiro e dar a vida a defender a honra e dignidade do seu povo. E o jovem aprendiz que sonha em ter o conhecimento e a oratoria do seu tutor. Tipo... aqueles valores que tu ouves na historia de grandes povos.

    Em relação á filosofia grega que falaste. Eu não quero dizer que se diga "Sou bue da fixe, sei bue da cenas e sou mais inteligente que voces", o que eu quero dizer é: Os antigos gregos procuravam o saber em todas as suas áreas, a atitude actual é "E o que é que isso contribui para a minha felicidade?" O que queria dizer com o exagero foi que já não se busca o saber por si a não ser que tenha alguma utilidade pratica ou tenha interesses envolvidos.

    E sim foi tudo num tom de exagero, mas as letras grandes vêm-se melhor e eu precisava de gastar tinta nelas.

    Labs:

    Obviamente toda a moeda tem de ter dois lados, agora é muito raro ser sempre tudo 1 para 1. Existem sempre tendencias para um dos lados, umas vezes mais outras menos.

    Este post não foi sobre mim, nem sobre ninguem em especial. Foi por pensar que muitos de nós não vão poder mostrar a cidade onde nasceram aos seus filhos/netos porque vai estar debaixo de água, ou transformada num deserto.

    Desta vez não é um ataque pessoal através de indirectas nem remorsos com quem quer que seja. É uma espécie de grito de desespero quando penso se os meus filhos vão ter água em condições para beber.

    Mas se insistires que é, então sim é uma projecção de mim e critico toda a humanidade comigo incluido nela.

    (Sim mikkas fui ver o HOME, that's why this so much)

    ReplyDelete
  4. Mal li "Destruímos a casa onde nascemos, o planeta que tudo nos deu agora morre devido a nós." Percebi logo, né? Afinal de contas, tinha-te falado no Home um dia antes ou assim. Nesse caso vou desmembrar o resto do teu texto e depois recomentarei o que disseste por isso prepara-te. :D

    "Tudo por uma simples razão: EGOÍSMO!"
    egoísmo. really? do you really think that??
    man, os seres humanos destroiem e constroem por razoes que mencionas mais abaixo: tudo faz parte do COMODISMO. Uma vez escrevi sobre isso no blog do luis, ve la tu, se puderes vai ver, foi interessante. Criamos coisas para dar mais conforto e reduzir a nossa carga de trabalho manual. Tudo será electronico, tudo será sensorial, tudo sera tecnologia com neurónios electrónicos. Chips. GB. whatever.

    "É mais importante agora "viver a vida" do que sacrifica-la para dar algo ao mundo."
    os valores de que falas e que vemos nos filmes de domingo e livros de crianças. Sim claro que te entendo mas hás-de reparar, se isso mudou, por alguma razao foi. Já não há a necessidade (friso) de defender algo ou de sacrificio. Ja há de tudo. Para todos. Uns em maior quantidade, outros em menor, mas ja ha um montao de coisas boas e coisas más a chegar a todo o lado. E nao me venhas com exageros que africa nao tem nada. é mentira, africa começa a ter coisas. Já lá chegou a ajuda.

    "Quem quer saber das gerações futuras quando toca a poder ganhar dinheiro para uns charros e putas?"
    isso é um caminho fácil e toda a gente o sabe. Sinceramente, se queres que te diga, acho que isso está a reduzir.

    "O grande homem (diga-se também mulher) não é o grande sabio nem o honrado guerreiro, é o Ordinário Devoto de sua Santa Luxúria! Oh sim, essa Luxúria tornou-se a grande deusa, junto com o seu amante Conformismo e a sua pega Futilidade."
    Mais uma vez exagero. E não creio que seja luxúria- Acho mesmo que é puro comodismo misturado com conformismo.

    "Mas é isso, continuem a queimar os pulmões com tudo aquilo que vos permite abstrair da realidade. Continuem a corroer o fígado e o estômago com trocentos copos de falsa alegria enquanto se esfregam húmidas e tesos contra o tal outro que não se lembram."
    até aqui te digo: "hipocrita" tu tambem sabes beber e tudo isso :P

    "E um dia será o ar tóxico que vos queima os pulmões, a água que bebem a corroer-vos o estômago e andarão a esfregar-se por meio pão com bolor."
    man larga a HOME :P

    "Apenas as vidas de prazer superficial"
    se dizes que a sociedade hoje em dia eh feita de luxuria e terminas com essa frase, entao aí sim, estás MESMO a criticar o prazer da vida.
    E vamos, isso ve-se quando falas da luxuria. :P

    ReplyDelete
  5. ok, agr os teus comentarios (daqui a nd preciso de um bloco de notas e uma caneta (old school) para associar tudo :D)

    "Agora eu falei mais num termo de obectivos mentais das pessoas que deambulam por esta sociedade. Para o que ela está definida é uma coisa, o que as pessoas realmente fazem é outra, muitas vezes contrária."
    true mas mesmo assim, continuo a achar que está a melhorar. HEADS UP PEOPLE.

    "Não me convenceste em relação aos valores em alta,"
    foi um mal entendido. Pensei que te referias a valores literais gráficos e geográficos e assim.

    "penso que a superficialidade na mente de muuuuita gente é mais importante que os seus valores interiores."
    chama-se erasmus ahahah estou a gozar.

    "Talvez o exagero e a exacerbância estejam em alta, mas isso é so mais uma prova de necessidade de sobressair falsamente. A humilde batata tornou-se refeição rara."
    agora a serio, acho que neste parágrafo falas como um miudo de 14 anos que está a passar pela sua fase introespectiva de que o mundo está todo mal e errado e toda a gente é ignorante e tu es bueda inteligente porque pensas em coisas serias. tu pensas melhor que isto, nao te deixes levar pelo cliche de falar na superficialidade das pessoas. Há que realmente conhecer cada pessoa e saber os seus motivos para só depois generalizar e criticar.

    "O planeta está em equilibrio, nos viemos perturbá-lo. Mas a questão é: nos nunca vamos matar o planeta, porque muito antes dele morrer morremos nós, a questão é por exemplo a quantidade de espécies que estamos a exterminar, que por processos naturais teriam tempo para se adaptar e evoluir. (podem destruir o que quiserem que as bacterias vao continuar cá :D )"
    chama-se lei da vida. a erva alimenta-se da terra e do sol e do ar e de tudo isso, o coelho come a erva, o gato come o coelho, os abutres comem o gato, o leao come os abutres e eventualmente havemos de ter o leao no nosso prato.

    "Mais uma vez em termos sociais estás correcta. Mas mais uma vez me dirijo á mentalidade. Aposto contigo que cerca de 90% dos estudantes que por ai andam têm objectivos de vida como: ter um porsche, uma casa com piscina, um emprego fixe e curtir bue a vida."
    Puto de 14 anos again
    mas sim:
    "Perdeu-se no tempo o jovem que tudo faz por um dia ser cavaleiro e dar a vida a defender a honra e dignidade do seu povo. E o jovem aprendiz que sonha em ter o conhecimento e a oratoria do seu tutor. Tipo... aqueles valores que tu ouves na historia de grandes povos."
    ja comentei isto acima.

    "Em relação á filosofia grega que falaste. Eu não quero dizer que se diga "Sou bue da fixe, sei bue da cenas e sou mais inteligente que voces", o que eu quero dizer é: Os antigos gregos procuravam o saber em todas as suas áreas, a atitude actual é "E o que é que isso contribui para a minha felicidade?" O que queria dizer com o exagero foi que já não se busca o saber por si a não ser que tenha alguma utilidade pratica ou tenha interesses envolvidos."
    once again, the world is changing. há mais movimentos, mais criticas abertas ao mundo, novas mentalidades, objectivos de um futuro melhor alcanzados... man, já há CONSCIÊNCIA!! :)))

    "E sim foi tudo num tom de exagero, mas as letras grandes vêm-se melhor e eu precisava de gastar tinta nelas."
    acho que houve tambem pelo meio uma mistura de sentimentos pessoais da tua parte dirigido a casos concretos mas não vamos por aí que nao vale a pena.

    De resto, e apesar de tudo, pois claro que acho que fazes bem. Estas coisas nao podem parar de ser mencionadas. Umas vezes ate concordo contigo mas tem mais piada contestar a ver no que da :D

    isto foi mt dificilk hj. eh cedo, estou c uma grande ressaca e ainda a falar espanhol. contive-me varias vezes para nao escrever cambiar em vez de mudar
    jejejeje
    besoooooo

    ReplyDelete
  6. Quando vires que a vida é o caminho para onde vamos e não o local onde queremos chegar, não terás tanta preocupação. Defende os teus valores sim, mas vive a vida. CARPE DIEM!!!

    ReplyDelete
  7. Mikkas, após me chateares um batalhão de vezes e mais por implicância que outra coisa xD aqui vai:

    (á primeira parte respondo-te tópico a tópico)

    Sim concordo que o comodismo tornou-se a chave principal da nossa evolução, mas a ele está associado o egoísmo. Porque é muito mais facil deixar os outros morrer que levantarmo-nos do sofá para os ajudar.

    NECESSIDADE de sacrificio? What the hell? Para defenderes uma coisa precisas que ela seja uma necessidade? That's the problem, as pessoas só se movem pelo estritamente necessário. não concordo com o há de tudo para todos porque isso é como aquela "Olha podia estar pior!". A questão é: será realmente isto o melhor que temos a dar?

    Sim, está a reduzir, mas ainda não aplaudo a maioria (nem perto...)

    Axo que a luxúria se tornou um objectivo e uma razão de orgulho.

    Sim sei beber :P mas mais uma vez critico quem toma isso como o mais importante na vida. Para além disso quem disse que não me incluia na critica? (The dark side of the moon can be quite enjoyable)

    Desculpa mas tinha de pôr uma pitada de "Prophet of Doom" :P

    Continuo a dizer que não estou a criticar o prazer da vida. E não vejo o que é que criticar luxúria tem a ver com isso. Mas percebo-te, o conceito "prazer" pode ser não só bastante subjectivo como abrangir diferentes areas.

    2ª parte xD :
    (aqui não vou seguir a ordem dos paragrafos :P)

    Aceito essa do puto de 14 anos, tens razão.

    Agora, nunca vi um gato comer coelhos, nem um leão a caçar abutres xD A minha questão é que só não matamos o leão como também matamos a erva, o coelho, o gato e os abutres!

    Em relação a da filosofia grega, mantenho-me, e não vejo em que é que a tua resposta contest a minha opinião. São coisas distintas.

    Da última... Não vale a pena.

    E sim foi mais uma para mandar vir contigo, ate porque já me passou o mood pa tar aqui a mandar vir xD agora é natal e por isso vá dá-se o desconto. Aproveitar a passagem de ano também é bom x)

    ReplyDelete
  8. OH GOD tanto comment e tanta cena pa ler. Bem vou so comentar cenas da mikkas xD

    "A terra, pode regenerar-se muito lentamente mas sempre, eventualmente, iria morrer."

    estas a dizer que não faz mal destruirmos o planeta porque eventualmente vai morrer? O.o

    "Nós apenas acelerámos o processo. E agora há mais consciencia."

    Claro que há, mas quem deve fazer algo não faz. Viva Copenhaga!

    "Já estamos a emendar. Tudo bem que não deixa de ser uma emenda, mas temos de começar por algum lado."

    Não sei ao que te referes com ja estarmos a emendar, porque pelo desespero reuniram-se em copenhaga e de la nada de jeito saiu estipulado.

    Outra cena que tinha pa comentar era o gato comer um coelho e um leao comer um abutre XD mas já trataram disso


    E não digas que os humanos extinguirem bue espécies é a lei da vida, so te fica mal. Tens noção que uma das causas da 7ª maior extinção da Terra é o HOMEM??? pois... Lei da Vida...
    Eu chamo Parasitismo...

    parasita :
    1. Que come ou vive à custa alheia.
    2. Fig. Inútil, supérfluo.
    3. Bot. Diz-se das plantas que nascem e se desenvolvem sobre outras plantas.
    4. Zool. Diz-se do animal que, interior (entozoário) ou exteriormente (epizoário), vive à custa da substância de outro.

    parasitar:

    2. Viver à custa de outrem. = explorar

    As definições enquadram-se na perfeição.

    ReplyDelete
  9. Go Rui, fuck the Humans!!! \o

    Concordo com tudo o referido no ultimo comment x)

    ReplyDelete