Saturday, October 10, 2009

Through the Looking-Glass

Filósofos, cientistas, artistas, padeiros, motoristas, matemáticos, advogados, médicos, deuses e comuns mortais: Nada disto é para vós. Talvez seja para os parvos, mas como esses me assustam, aqui vai uma sopa de pensamentos aleatórios que nada mais são que isso: uma bela de uma posta de pescada.

O mundo é uma probabilidade! Sim, eu não estou aqui, simplesmente há uma certa probabilidade de eu aqui estar e como tal estou porque essa probabilidade ocorre neste momento pois em inúmeros universos paralelos eu acabei de desaparecer espontâneamente. Talvez não faça sentido. Poupem este leigo. Mas veio-me á cabeça a nuvem electrónica. O electrão não está de facto em sítio nenhum ou está ao mesmo tempo em todo o lado. O que na realidade existe em cada ponto é uma probabilidade de ele existir nesse ponto. Ora num determinado momento existem probabilidades de onde o podemos encontrar, mas nunca é certo que lá está. Ou seja, nessa escala nada acontece, num determinado momento tudo tem uma determinada probabilidade de estar a acontecer. Porque não podemos ver o macromundo assim? Algo ilustrativo, uma experiência chamada "O Gato de Schrodinger": temos um gato numa caixa perfeitamente isolada e a qualquer momento durante uma hora há a igual probabilidade de um frasco de veneno se abrir por um certo dispositivo e matar o gato. Ora, a partir do momento que fechamos a caixa não sabemos se o gato está morto ou vivo até abrirmos a caixa de novo. Então não podemos afirmar o estado do gato, ou podemos dizer que ele se encontra simultaneamente vivo e morto, ou nem uma coisa nem outra. Há uma probabilidade associada, mas não um acontecimento certo.

Ultrapassando isto: Somos todos agregados de átomos! Tudo á volta! "Bolinhas" infimamente pequenas agruparam-se e deram origem a tudo o que somos e vemos! Qual a probabilidade de isso acontecer? Bem podemos pensar que cada acontecimento pode ter vários resultados, e cada um constitui um universo. Então havendo este número (quase) infinito de universos houve um que deu isto. Sim foi por acaso, porque de certeza noutro universo não aconteceu e não está lá ninguem por essa mesma razão, lá não aconteceu. Não é antropocêntrico pensar "com tantos universos tinha de funcionar tudo bem no nosso!", vejamos: se não tivesse funcionado não estaríamos aqui para o dizer! Podemos dizer que estamos aqui porque o acaso funcionou a noso favor, mas também só funcionou a nosso favor porque agora aqui estamos, dado que não estaríamos aqui e não poderíamos dizer nós, diríamos "eles" que tiveram sorte mas "eles" seríamos nós porque seriam os únicos a existir.

Atenção, falo de outros UNIVERSOS, não planetas nem galáxias. Num universo "paralelo" não existirá provavelmente matéria como a conhecemos no nosso.

Anyway, somos um conjunto de átomos a interagir com outros átomos. Amazing.

Podia-me pôr aqui a falar como somos conjuntos de células, mas não vale a pena.

8 comments:

  1. Não entrando em filosofias, pois nunca gostei dessa disciplina, todos esses átomos são muito bonitos, mas sem alma seriamos robôs, graças á nossa alma somos capazes de sentir, somos capazes de pensar e tomar decisoes, ou não seriamos diferentes dos animais, que têm por objectivo sobreviver e reproduzir-se :)

    ReplyDelete
  2. Sentir, pensar, whatever wathever, são reacções químicas. Eu entendo-te, mas não nos acho muito diferentes dos animais, os principais objectivos não são muito diferentes. O que nos difere talvez seja um certa capacidade de armazenamento de informação extra-genética que levou á necessidade de estruturações como as que temos hoje em dia. O resto penso que são consequências da necessidade de relacionamente exterior.
    O que quero dizer é que reconheço o ser humano como diferente do resto dos animais mas não me contento com coisas de "alma" e "espirito", pois penso que tudo tem uma razão explicável segundo Darwin.
    (Sim também me apetece mandar-me um chapadão a mim próprio ás vezes -.-)

    ReplyDelete
  3. Estava a pensar com os meus botoes: ha muito que nao vou a este blog, vou dar uma olhadela!!

    :)

    depois ca cheguei e vi que nao consigo ler o que escreves porque sao artigos (!!) enormes (!!) e quando os começo a ler imagino-te a le-los em voz alta, a falar com aquela forma super rápida que tens quando exprimes um racicinio serio/comico/parvo, ou tudo ao mesmo tempo! E assim, os meus olhos começam a mexer demasiadamente rapido e nao leio nada e fico na mesma!

    Puf.

    Preciso de uma traduçao. Quanto menos palavras melhor. Nao que escrevas mal ou q esteja erado ou whatever, eh um problema meu :P Mas mesmo assim te lanço um cliche... nunca ouviste dizer LESS IS MORE? ;P

    beijinho de saudades*

    ReplyDelete
  4. Desculpa, eu queria mesmo conseguir por isto em poucas palavras, mas tu sabes como é, eu não consigo parar quando começo a encaixar peças -.-
    Vou tentar, a teu pedido :P Mandar alguns pequenos intercalados com os "artigos" xD

    ReplyDelete
  5. "O que na realidade existe em cada ponto é uma probabilidade de ele existir nesse ponto." Agora pensa na tal questão do ponto desaparecer espontaneamente nos universos paralelos. Já viste? É como uma dupla probabilidade.

    A história do gato já deu muito que falar. Há que pensar em temas como destino e intuição, por exemplo.

    Agora sinto-me uma cebola por ser composta de inumeras camadas de universos.

    "Anyway, somos um conjunto de átomos a interagir com outros átomos. Amazing." Sou um conjunto de bolinhas? Podem ser cor-de rosa?? ;D;D;D beijoo

    ReplyDelete
  6. Ok acabaste de mandar umas quantas roldanas aqui da maquinaria com o c***lho com essa da dupla probabilidade.

    Dá que pensar sim, e o que mais gosto é de ver como as coisas que digo chegam e revolvem na tua cabeça e depois dizes tudo menos o que eu estava á espera e fazes-me ver as coisas de uma maneira que me dá cabo da coluna x)

    Podem ser cor de rosa podem xD nunca ninguem realmente viu as tais bolinhas com os olhos por isso são da cor que quiseres :P

    Btw, tu de cebola tens mais do que pensas, mais que não seja de comer e chorar por mais xD

    ReplyDelete
  7. BAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH essa da cebola partiu td! E bem picadinho! xD (esta tb, diz lá! :P)

    "Ok acabaste de mandar umas quantas roldanas aqui da maquinaria com o c***lho com essa da dupla probabilidade.

    Dá que pensar sim, e o que mais gosto é de ver como as coisas que digo chegam e revolvem na tua cabeça e depois dizes tudo menos o que eu estava á espera e fazes-me ver as coisas de uma maneira que me dá cabo da coluna x)"
    Mas isso é bom ou mau?? :?

    ReplyDelete
  8. Ok no coments quanto á da cebola picada xD

    E não é bom, é BRUTAL :P a serio adoro como me fazes ver as proprias coisas que eu digo, tens um view bue da fixe das coisas :P

    ReplyDelete